Forum HomeSist

Soluções e retirada de dúvidas sobre os sistemas de gestão hospitalar e clínicas médicas
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  EventosEventos  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 MANUAL CIHA

Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 82
Pontos : 249
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/11/2017

MensagemAssunto: MANUAL CIHA   4/12/2017, 21:18

Para os atendimentos considerados como BPA INDIVIDUALIZADO ou APAC, são obrigatórios os campos: PRONTUÁRIO, ENDEREÇO, CEP, SEXO, DATA DE NASCIMENTO E CID.

Para os atendimentos considerados como BPA CONSOLIDADO, o sistema estará enviando apenas PROCEDIMENTO e QUANTIDADE, acumulados no período.
Para que seja possível o SAE enviar os procedimentos realizados de acordo com a tabela SUS UNIFICADA (por exigência do Ministério da Saúde), é necessário que os Hospitais estabeleçam o relacionamento entre tabelas TUSS x AMB x SUS UNIFICADA, pois nem Ministério da Saúde e nenhum outro órgão disponibilizaram este relacionamento para os Hospitais.

Geração do arquivo CIHA
A geração do arquivo CIHA está disponível nas opções SAE 1-5-3-1, e o mesmo está previsto para utilizar o layout da versão do programa CIHAV01 do DATASUS.

A emissão do relatório de inconsistências para o CIHA está disponível nas opções SAE 1-5-3-3, e é aconselhável gerar primeiro este relatório, e efetuar as configurações necessárias, antes de gerar o arquivo texto para o CIHA, pois as críticas no programa CIHA não são muito claras, e podem confundir o usuário.
Neste relatório do SAE, nos casos de procedimentos não relacionados com a tabela SUS UNIFICADA, será impresso o Convênio, o tipo de Tabela e o código do Procedimento no conta corrente, no qual o usuário deverá se basear para fazer o relacionamento. Ao efetuar o relacionamento de um procedimento, este não irá mais apresentar inconsistências.

Caberá ao Hospital avaliar se existem Convênios cadastrados no sistema, nos quais os atendimentos não deverão ser enviados para o CIHA como atendimentos NÃO SUS. Nas opções SCH 4-2-1, na última janela, existe o campo Exporta Atendimentos para o CIHA, no qual, se informado "N", os atendimentos deste Convênio serão desconsiderados.
Caberá ao Hospital avaliar também se existem Setores (Centros de Custos) cadastrados no sistema, nos quais os atendimentos não deverão ser enviados para o CIHA como atendimentos NÃO SUS. Nas opções SCH 4-4, na primeira janela, existe o campo Export.CIHA, no qual, se informado "N", os atendimentos deste Setor serão desconsiderados.

Inconsistências e sua resolução:
* Procedimento Realizado Não Informado – entrar no SFI 1-2 e preencher o procedimento realizado + CID.
* Proc. Não Vinculado a Tabela Unificada – entrar no SCH 4-6-A-3, informando-se o código do procedimento TUSS (ou AMB), em seguida o código do procedimento AMB e por último o código do procedimento SUS UNIFICADO. Esta configuração deverá ser feita para os convênios que utilizam tabelas AMB, CBHPM ou TUSS
* Endereço/CEP não informado – entrar no SCH 1 informar o numero do prontuário do paciente e preencher o endereço, bairro e CEP – lembrando que depois da “,” no endereço só poderá ser informado NUMERO e no campo BAIRRO não pode numero.
* Diagnóstico (CID-10) não informado – entrar no SAF ou SFS opção 1-2 e na última tela informar o CID correspondente ou o CID=R.69 (esse procedimento é válido também para atendimentos já faturados).
* Código do usuário no convênio não informado – entrar no SFI 1-1 ou SAF, SFS opção 1-2 e na última tela informar o cod. do usuário no convênio em questão.
* Código do IBGE não informado – entrar no SCH 4-8-3 informar o Cep que se encontra no atendimento do paciente e preencher o cod. do IBGE correto.
* CNPJ não informado no convênio – entrar no SCH 4-2-1 informar o convênio e preencher o cod. do CNPJ.
* Registro ANS não informado no convênio – entrar no SCH 4-2-1 informar o convênio e preencher o campo COD.ANS.
* SCH 4-6-1, informando-se o código do procedimento AMB, e em seguida, o código do procedimento TUSS. Esta configuração será utilizada nos casos em que mais de um procedimento AMB esteja amarrado a apenas 1 procedimento TUSS, pois não é possível fazer esta amarração no SCH 4-6-A-3
- SCH 4-6-2 ou SAI 4-4, informando-se o código do procedimento SIA-SUS (tabela antiga) para o convênio IAMSPE, e informando-se o código da tabela SUS UNIFICADA para integração com o CIHA
- SAI 4-1, informando-se o código do procedimento SIH-SUS (tabela antiga) para o convênio IAMSPE, e informando-se o código da tabela SUS UNIFICADA para a integração com o CIHA
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://homesist.forumeiros.com
 
MANUAL CIHA
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» MANUAL DA RB 1100 AH
» Manual do estágio 2014.UNOPAR
» MANUAL: COMO ENVIAR UMA CARTA DE GRAÇA
» manual electrico honda CRE ANFESA
» Manual Suzuki RMZ250 de 2005

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum HomeSist :: INFORMATICOS e TUTORIAIS SGH :: Faturamento-
Ir para: