Forum HomeSist

Soluções e retirada de dúvidas sobre os sistemas de gestão hospitalar e clínicas médicas
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  EventosEventos  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 MANUAL RAIS

Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 82
Pontos : 249
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/11/2017

MensagemAssunto: MANUAL RAIS    4/12/2017, 22:57

Dentro do módulo SFP, nas opções 6-8-3, será necessário cadastrar as informações referentes ao Responsável pela RAIS. Estes dados serão enviados junto com os dados do Hospital, durante a preparação do arquivo.

Tecle F7 para alterar o exercício, informe mês 12 e o ano que deseja preparar as informações.
Nas opções SFP 2-3-1-2, informe o local para geração do arquivo RAISaaaa.DEC ("aaaa" corresponde ao exercício selecionado).

Depois de gerado o arquivo RAISaaaa.DEC, este devera ser importado no programa GDRAIS (disponível em http://www.rais.gov.br), clicando-se no botão com o "disquete azul", para importação do exercício atual.
Deve-se informar o local onde foi gravado o arquivo DEC, depois clicar em "Avançar" e aguardar. Caso ocorram ERROS na importação, apresentados no programa GDRAIS, estes deverão ser analisados pelo Departamento Pessoal, pois em sua maioria, são decorrentes de ausência ou irregularidade de informações cadastro do funcionário.

Um dos erros mais comuns, ao informar um CBO de ENFERMEIRA, porem não constar no Grau de Instrução, o Nível Superior.

Outro erro comum ao descontar a Contribuição Sindical sem ter o código do Sindicato informado no cadastro do funcionário.

Feita a importação com sucesso, o usuário poderão consultar as informações importadas, clicando no botão "Abrir Declaração" (pastinha amarela) na barra principal de ferramentas, selecionando-se a empresa no quadro central da tela e clicando-se no botão "Exibir". Dentro desta consulta, poderão ser visualizados ou alterados os dados da empresa, ou então, dos funcionários, clicando-se no botão "Vínculos".

Caso seja identificado algum problema de preenchimento, este poderá ser corrigido diretamente no programa GDRAIS, ou então, no SFP, sendo que, para este Ultimo, deverá ser gerado novamente o arquivo RAISaaaa.DEC e efetuada a exclusão da empresa no programa GDRAIS, clicando-se no botão "Excluir Declaração" (lápis borracha com a ponta vermelha) na barra principal de ferramentas, e deverá ser efetuada a importação novamente do arquivo RAISaaaa.DEC.

Para "validar" as informações que foram importadas, deve-se clicar no botão "Verificar Inconsistências das Declarações" (botão com o símbolo de checagem) na barra principal de ferramentas, clicar no botão "Avançar", selecionar a empresa e clicar novamente em "Avançar". Caso sejam identificados "ERROS" na verificação, estes poderão ser listados no vídeo para analise. No caso de ocorrência de "ERROS", estes deverão ser corrigidos, pois o programa GDRAIS não irá liberar o arquivo para entrega. Normalmente os "ERROS" são relativos ao cadastro do funcionário, tais como: códigos do IBGE, códigos de CBO, códigos de Afastamento/Desligamento, etc. Estes devem ser corrigidos no SFP, e posteriormente, deverá ser gerado outro arquivo RAISaaaa.DEC, para ser importado novamente no programa GDRAIS. Caso não existam "ERROS", o arquivo poderá ser enviado normalmente para o MTE.

Existe também a possibilidade de serem exibidos "AVISOS", após a validação do arquivo RAISaaaa.DEC. No entanto, a ocorrência de avisos não impede a entrega do arquivo RAIS. Mesmo assim, é interessante que o usuário verifique quais são estes avisos, para analisar se algum deles possa estar relacionado a algum problema de cadastro ou mesmo, da geração do arquivo RAISaaaa.DEC.

Para correção de informações de CBO, verifique o cadastro de FUNCIONÁRIO, no SFP 5-2.
Para correção de informações códigos de Afastamento para RAIS, verifique o cadastro de AFASTAMENTOS, no SFP 5-7.
Verifique também os códigos de CNPJ dos Sindicatos, nas opções5-4, e dentro deles, os códigos de Contribuição Assistencial, Contribuições Confederativas e Contribuição Associativa (mensalidade sindicato).

Para os Hospitais que tem mais de uma Folha de Pagamento (construção, PSF, etc.), basta gerar um arquivo RAISaaaa.DEC para cada Folha, em locais diferentes, e importa-los no programa GDRAIS, que ele mesmo fará a unificação dos funcionários, dentro do mesmo CNPJ.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://homesist.forumeiros.com
 
MANUAL RAIS
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» MANUAL DA RB 1100 AH
» MANUAL: COMO ENVIAR UMA CARTA DE GRAÇA
» manual electrico honda CRE ANFESA
» Manual Suzuki RMZ250 de 2005
» Manual de utilizador/manutenção Yamaha yz250f 2002

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum HomeSist :: INFORMATICOS e TUTORIAIS SGH :: Recursos Humanos-
Ir para: